quarta-feira, 19 de maio de 2010

Virada Cultural 2010, eu fui!

Eu fui poucas vezes à capital, uma quando tinha 6 anos de idade, excursão da escola pro Zoológico São Paulo, outra pra participar da gravação de um programa, estilo competição entre duas escolas na TV Cultura, e depois em 2008 estive na ExpoMusic, maior feira musical da américa latina, à qual pretendo voltar esse ano. Essas três idas a São Paulo tem uma única coisa em comum: Em todas elas eu descia na porta do local e saindo de lá já voltava pro ônibus novamente. 
Mas nesse último domingo foi diferente. Andei (andei andei andei andei andei andei andei) pelo centro de sampa  praticamente inteiro, segundo o que disse nossa guia Winny San. Cheguei quebrado em casa mas valeu muito à pena, pois foi um domingo atípico. Não é todo dia que você tem a oportunidade de ver vários shows de vários artistas dos mais variados estilos. E o melhor de tudo: TUDO "DE GRÁTIS"! haha
Mesmo que eu não tenha visto muita coisa que eu curto, só de estar participando desse mega evento já é muito gratificante. Como estávamos em um grupo de 12 pessoas de variadas idades e gostos musicais, nada mais justo que dar uma passada por cada um dos palcos que a galera curtia, então assistimos Toquinho, Mano Bantu, Raimundos, Abba, OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e pra finalizar com chave de ouro, Orkestra Rumpiless. 
E bota chave de ouro nisso! Foi impressionante! É como disse nossa guia, provida de sabedoria oriental (hehe): "Sabe quando você ouve Chico Science e Nação Zumbi pela primeira vez?!". Foi exatamente assim que eu me senti. A Orkestra Rumpiless é formada por metais e percussão apenas, uma combinação que dá extremamente certo, sem contar que esses baianos são arretados e excelentes músicos, o que melhora ainda mais essa mistura.

O interessante de ter andado no meio da multidão é ver gente de todo tipo, de todos os estilos possíveis e o engraçado é que era uma mistura de gente com cara de quem não tinha dormido, com cara de quem tinha acabado de acordar, com cara de quem já tinha acordado faz tempo e gente que tava que nem sonâmbulo no meio da avenida haha
O triste é ver tantas crianças dormindo em colchões nas ruas ou, as vezes, dormindo nas calçadas mesmo. Triste também é ver que o céu de São Paulo é meio cinzento.

Lembrando de tudo isso, me faz dar ainda mais valor à minha pacata cidadezinha do interior, aqui não temos toda essa badalação, por outro lado não temos poluição tão aparente, ainda temos nosso céu azul e limpo, nossas matas, nossa paz, nossa tranquilidade.

Um comentário:

  1. Adriano dear, muito bom saber que participaste desse evento e ter uma "vaga noçao" do que passaste.
    Aqui tbem tem um grupo tentando organizar uma virada cultural, mas, com nossa "cara", que sao tbem bem variados.
    Nosso hino fala sobre:"quando nosso se fez moldura para engalanar a natureza,......nos orgulhamos de tanta beleza,.....,por isso,quando estou triste procuro observar a natureza exuberante que temos e agradecer.
    Precisamos valorizar a cultura, a natureza, enfim as coisas que valem a pena.
    Bjao

    ResponderExcluir