terça-feira, 27 de abril de 2010

De que lado você samba? Mas você samba de que lado?




Bom, acho que no post de ontem eu dei a entender que só gosto de rock. Mas não é verdade!

Ultimamente tenho estado com a mente mais aberta para a música, ando curtindo outros estilos de música como Reggae, Samba e alguns ritmos regionais. Pra falar a verdade já participei de um grupo que tocava música regional pernambucana, mais precisamente Maracatu, e eu curtia bastante, só não curto hoje porque o grupo não existe mais. Maracatu este que teve ampla divulgação graças a esse cara brilhante da foto, Chico Science, e a banda Nação Zumbi, que apesar de não ter mais Chico, que morreu num acidente de carro e é uma pena, ainda continua com o legado que ele deixou: misturar música regional com música popular, maracatu e samba com rap e rock, idéia brilhante e que deu extremamente certo!

Mas, voltando à abertura da minha mente... ainda assim não consigo gostar de pagode. Sim, samba e pagode são duas coisas diferentes e um dos maiores enigmas do mundo da música é: Por que Zeca Pagodinho se ele toca samba e Por que Exaltasamba se eles tocam pagode? Bom, deixando os enigmas de lado... Qualquer sambista pode distinguir com facilidade o que é samba e o que é pagode, para leigos como eu já é mais difícil essa distinção, mas mesmo assim se eu ouvir a música sei dizer se é samba ou se é pagode.

Por que estou curtindo samba? Bom, é meio difícil de explicar mas, eu curto essa 'simplicidade complexa' do ritmo do samba, todos aqueles instrumentos juntos e o som que sai no final é impressionante.

E as letras? Todas tem muito sentido, são lindas, muito interessantes, os grandes nomes do Samba são verdadeiros mestres-poetas. Não é esse papinho de "lá laiá laiá laiá laiá" de um desses pagodinhos famosos não.

Uma coisa que eu acho engraçado é uma semelhança entre esses dois gêneros e dois gêneros de rock: quem é do samba não gosta nem um pouco de ser chamado de pagodeiro e quem é punk não curte nem um pouco ser chamado de emo! Pode ser uma comparação totalmente sem nexo, mas é verdade!

Eu ainda sou iniciante no mundo do Samba, mas recomendo que ouçam Casuarina, os caras são fantásticos!

Mas não foi só nesse sentido que minha mente se abriu não, também estou curtindo algumas bandas de outros subgêneros do rock que eu não costumava ouvir, como a banda da bela Simone Simons, Epica, que toca Metal Sinfônico (uma mistura de canto lírico e heavy metal), é uma excelente combinação. Eu recomendo!

Espero que tenham gostado e por favor comentem! Comentários e críticas são muito bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário