quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O baralho e a história por trás das cartas Q, J e K

Há algumas semanas eu li uma matéria na Revista Superinteressante sobre as cartas do baralho, você já reparou que as "pessoas" das cartas de figura (damas, valetes e reis) são diferentes? Não?! Pois é, eu também não! 
Várias delas são ligadas a Carlos VII, rei da França entre 1422 e 1461, época em que as cartas foram criadas, além das ligadas a ele, temos pessoas da bíblia e personagens fictícios.

Como nem todos assinam ou compram a revista, mostrar-lhes-ei!


Bom, primeiro às damas! Não consegui achar figuras iguais de um baralho decente e a preguiça bateu, não vou escanear as cartas do meu baralho.. Mas as damas são parecidas, se você pegar todas as cartas de um baralho só. Vejamos:



Judith Da Baviera
Nora de Carlos Magno, era casada com Luis I "O Piedoso", mãe de Carlos II "O Calvo", rei da França e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Conta-se que ela conspirou para que o filho assumisse o trono, portanto para amenizar a fama de conspiradora é a rainha de "corações".

 

Raquel
A dama de ouros é da Bíblia, ninguém mais, ninguem menos que a esposa preferida do patriarca Jacó, celebrada por sua beleza. Mas, dizem as más línguas que na verdade ela representa Agnès Sorel (1421-1450), amante favorita de Carlos VII


Atena
Figura da Mitologia Grega, era a deusa da guerra e da sabedoria. O punhal é uma homenagem à Joana d'Arc, que lutou na Guerra dos Cem Anos, entre Inglaterra e França, responsável indireta pela devolução, por assim dizer, do trono francês à Carlos VII.


Maria de Anjou
Rainha da França, era casada com Carlos VII. Mais um indício de que o marido a traía: Enquanto a suposta Agnès Sorel ficou com o naipe de Ouro, sua mulher ficou com um naipe qualquer, de pouco ou nenhum valor. E se ela fosse viva ainda hoje, não gostaria nada de jogar no google imagens: "Dama de paus" e ver que tem outro significado pra essa expressão! Se bem que no truco ela seria a manilha mais forte, caso virasse um 7... whatever!



Agora vamos aos valetes, perceba que as mudanças já são mais notáveis!


Étienne de Vignolles
Cavaleiro francês mais conhecido como La Hire (do francês antigo  A Ira) que lutou ao lado de Joana d'Arc na Guerra dos Cem Anos, sua figura possui uma pena que simboliza sua aposentadoria como burocrata de Carlos VII.



Heitor
Príncipe de Tróia do poema épico de Homero, Ilíada. A espada para baixo representa sua derrota em um duelo contra o grego Aquiles. Após matá-lo, Aquiles, não obstante, amarrou seu corpo numa biga e o arrastou em torno da muralha de Tróia, num modo cruel de vingar a morte de seu primo Pátroclo, morto por Heitor.

Ogier
Cavaleiro dinamarquês fictício. De acordo com poemas épicos medievais, ele teve um filho que foi morto por Charlot, filho de Carlos Magno. Procurando vingança, ele mata Charlot e tenta matar Carlos Magno, mas é impedido. Após sete anos de tentativas frustradas, Ogier faz as pazes com ele para lutar ao seu lado contra os sarracenos, batalha esta em que ele mata o gigante Brehus. O que vemos em sua mão é o cabo de uma espada, escondida pelo seu corpo.


Lancelot
Sir Lancelot, um destaque entre os muitos cavaleiros da távola redonda do Rei Arthur, era o mais valoroso cavaleiro e o mais habilidoso domador de cavalos do reino de Camelot. Repare que ele traz consigo uma lança estilizada e seu escudo, também era campeão nas justas.

Agora é a vez dos peixes grandes...



Carlos Magno
Um dos heróis da Idade Média, seus exércitos impediram a conquista muçulmana da Europa. É o único rei que possui a espada levantada e o único sem bigode, ainda que ele cultivasse o seu.



Júlio César
Ditador e cônsul de Roma, famoso pelas conquistas e pela morte a facadas coletivas. Tem um machado, símbolo do Exército Romano e aparece de perfil, assim como a figura de César ilustrava as moedas.


Rei Davi
Rei de Israel, personagem bíblico, ficou conhecido por matar o gigante Golias com uma funda, uma atiradeira de pedras antiga. Apesar de sua arma não ser essa, ele empunha uma espada na carta.


Alexandre, O Grande
Alexandre III, da Macedônia conquistou o maior império da Antiguidade, que ia da Grécia à Índia, em reconhecimento à isso, ele traz um símbolo de conquistador na mão direita. Era perito na arte da guerra e muito sábio, pois foi educado por Aristóteles, desde sua infância.



Agora, a informação mais confusa e cuja explicação desconheço: O baralho que conhecemos possui as figuras e os naipes franceses, mas usamos seus nomes espanhóis. Ao invés de ouros, espadas, copas e paus, se seguíssimos os francos, o correto seria diamantes, pás, corações e trevos. E para misturar só mais um pouquinho, pra virar um baralho franco-hispânico-americano, as letras das cartas de figuras são do inglês, K de king, J de Jack e Q de Queen.

Bom, não sei pra vocês, mas pra mim o truco, a cacheta, o buraco, o poker, enfim, nunca mais serão os mesmos! haha

Abraços e obrigado por ler! Deixe seu comentário no final do post, eu agradeço e muito por isso!

Um comentário:

  1. Agora quando eu for jogar vou lembrar desses celebres personagens, trucooooooo

    ResponderExcluir