terça-feira, 28 de dezembro de 2010

(500) Days of Summer

Ontem assisti o filme (500) Dias Com Ela, fazia tempo que eu não assistia uma comédia romântica tão interessante! Interessante porque não é a mesma coisa de sempre, e a mudança já se vê pela nota do autor, o que se lê é: "Isso não é uma história de amor".

O filme conta a história de amor fail entre Tom (Joseph Gordon-Levitt, de "10 Coisas Que eu Odeio em Você" e "A Origem"), um escritor de cartões comemorativos que formou-se em arquitetura mas não seguiu carreira e Summer (Zooey Deschanel de "Sim, Senhor!") a suposta garota dos sonhos de Tom, que começa a trabalhar na mesma empresa que ele. Depois de levar um fora de Summer, (calma, isso é o começo do filme) Tom fica sem rumo e começa a relembrar vários momentos dos 500 dias que passou com ela para tentar entender o que os levou ao fim. 
É interessante também a maneira como a história é contada, não é em ordem crescente, os dias vão variando, numa cena você está no dia 1, de repente você está no dia 300 e depois volta ao dia 23. E no final você entende a história como se não fosse uma ordem totalmente bagunçada, é coisa de gênio!

ATENÇÃO: SE VOCÊ SE INTERESSOU PELO FILME E DESEJA ASSISTÍ-LO, NÃO LEIA OS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS, SPOILERS MASTERS [DETECTED]

Tom Hansen é um cara que vive à procura incesante pelo amor da sua vida, já estava quase sem esperanças por causa das tentativas sem sucesso quando Summer, a nova assistente de seu chefe aparece em sua vida. Destino. É o que ele pensou, só pode ser destino. Os pais de Summer se separaram quando ela tinha apenas 8 anos de idade, então ela só amava duas coisas na vida, uma era o seu cabelo, a outra era a facilidade como ela o cortava. 
Então Tom tenta conquistar Summer, que por sua vez não quer nada sério e só amizade. Mas água mole em pedra dura... Depois de algumas investidas, num belo dia de trabalho, Summer e Tom estão na sala de fotocópia e então ela o beija.
Amasso vai, amasso vem, cineminha, andam de mãos dadas e os dois se vêem em uma situação totalmente estranha, desconhecida e indefinida, pelo menos para Summer.
Ele não aceita que Summer não o leve a sério e diga apenas sentir amizade por ele afinal, como o próprio diz, "Amigos não fazem esse tipo de coisa".
Os problemas aparecem, eles se desentendem e se afastam. A nova assistente do chefe de Tom agora é uma mulher nem um pouco atraente para ele, que se demite, após um discurso sobre o quão errado era o que eles faziam naquela empresa, faziam as pessoas se calarem, não falarem o que realmente tinham pra falar. É claro que foi um pouco exagerado, advindo do estado de espírito de Tom naquele momento.
Tom então reencontra Summer num trem, coincidentemente eles iam à mesma festa. Summer age como se nada de errado estivesse acontecido com os dois, o que cria ilusões na cabeça confusa de Tom. Eles se divertem na festa, até dançam juntos e ela o convida para uma festa em seu apartamento, ele aceita.
Essa parte do filme, foi a que eu mais me identifiquei, pois Tom vive duas situações ao mesmo momento: A sua expectativa totalmente feita de ilusão e a realidade. Isso é coisa de aquariano, certeza! haha
Ele imagina que ia chegar, ser recebido por um beijo, troca de olhares e carinhos de Summer, mas o que realmente acontece é que ela o trata como um mero amigo, nem dá muita atenção a ele, que em determinado momento da festa, olhando para Summer vê um anel em seu dedo. Sim, ela estava noiva. Tom então vai embora da festa e começa a odiar Summer com todas as suas forças, tudo aquilo que ele mais amava nela vira tudo aquilo que ele mais odiava nela, da noite pro dia. Seu sorriso, o modo como ela o olhava, o jeito que ela mordia os lábios antes de falar, o riso dela...

Afinal, como é que alguém que não queria um namorado, de repente fica noiva?
E se você pensou que Summer ia acabar com o noivado e voltar com ele, está muito enganado(a). Tom então, resolve esquecê-la, ou pelo menos tentar esquecê-la. Vai em busca de um novo emprego, como arquiteto.

Quando ele vai ao seu lugar favorito na cidade, de onde pode ver vários prédios e dois estacionamentos, a parte que eles menos gosta, de repente ouve uma voz. "Tom!". Sim, era Summer... Tom a questiona do por que dessa mudança da noite pro dia "Agora você está casada e não queria me namorar..." e ela diz que apenas acordou um dia e sabia que era o que queria. Ele parece já estar mais conformado, pois não age com muito desespero, se despede de Summer e só fica olhando a suposta garota dos seus sonhos indo embora.

Quando ele vai à entrevista de emprego que havia marcado, num escritório de arquitetura, ele se encontra com uma mulher, que aparentemente era sua concorrente neste emprego. Deseja então que ela não consiga o emprego e ela também deseja isso para ele. 
Tom é chamado para a sala da entrevista, se levanta e sua consciência diz a ele que precisa fazer algo, podia ser o destino atuando denovo! Ele pede um minuto, volta e cumprimenta a mulher, seu nome é Autumn (Summer e Autumn, uma brincadeira do autor, que veio bem a calhar) ele a chama pra sair, depois da entrevista. Ela diz que já ia ver alguém, ele se despede e sai. Ela o chama então e diz que gostaria muito de ir, por que não?
E assim sua vida muda de novo, pelo menos é o que parece que ia acontecer.

OS SPOILERS ACABARAM NO PARÁGRAFO DE CIMA, SINTA-SE A VONTADE PARA LER A PARTIR DAQUI!

Cada um pode ver o filme de uma maneira diferente, é assim que deve ser, mas a grande lição, ou moral, que eu posso ver dessa história, e é algo que o meu irmão já me disse várias vezes, é que se algo não deu certo, quer dizer que há algo melhor à sua espera. Portanto, se você acredita em destino, confie no seu! Nada acontece por acaso!


Bom, peço perdão pela redação, mas é que realmente o filme me fez ver algumas coisas de outra maneira e mudanças acontecerão na minha vida, tenho certeza disso, eu espero que o mesmo aconteça com outras pessoas.

Um abraço e até a próxima postagem :D

2 comentários:

  1. Cinéfila como sou já assisti esse filme, confesso que não é um dos meus preferidos, mas, o que eu acho e acredito é que de tudo podemos tirar uma "lição" e não é acreditar em destino, mas, acreditar que coisas boas podem e vão acontecer, basta estarmos abertos as opções, lutar pelo que acreditamos.Bem, "o tempo voa, escorre pelas mãos, o tempo não volta, vamos viver o que dá pra viver, vamos nos permitir..."

    ResponderExcluir
  2. É, já é uma visão diferente do filme! Obrigado pelo comentário novamente :)

    ResponderExcluir